As 5 melhores dicas de organização pessoal

Este vai ser um artigo SUPER PRÁTICO. Porque as duas palavras de ordem são: SIMPLIFICA, NÃO COMPLICA!

Gostaria de explicar que a organização de um dia depende consideravelmente da rotina da noite anterior. Há muitas coisas que podemos fazer que simplificam MUITO as nossas manhãs caóticas. Como se fosse uma preparação para começarmos o dia com mais calma e serenidade.

 

  • Prepara a roupa que vais vestir na noite anterior

  OK. Já sei o que estás a pensar. "Depende do humor com que acordo, depende do tempo quando olho pela janela, ... Tantas variáveis. "

Na verdade, as variáveis não são assim tantas porque, claro que o humor pode mudar, mas também podes acordar atrasada porque o despertador não tocou. Não era ótimo ter uma roupa organizada em cima da cadeira para não ter de pensar muito nisso? Era fantástico. Depois a meteorologia já nos diz que tempo vai estar no dia seguinte. O tempo não é desculpa.

Isto aplica-se à roupa das crianças também. Mas claro que elas acordam e muitas vezes fazem birra porque não querem vestir aquilo. Nestas manhãs mais complexas pensa: pelo menos a MINHA roupa está ali prontinha para vestir. Menos uma dor de cabeça. É assim que vejo as coisas.

 

  • Prepara o pequeno-almoço e a marmita do almoço na noite anterior

        Para quem deixa, por exemplo, papas de aveia durante a noite no frigorífico e toma de pequeno-almoço, tem a refeição totalmente pronta. Se és do meu clube que bebe um meia de leite e pão torrado de manhã, alguma coisa terá de fazer. Como é que eu faço? Deixo o pão já cortado perto da torradeira, deixo o prato e faca da manteiga prontos na mesa, caneca para a meia de leite e cápsula de café já pronta ao lado da máquina do café. Pode parecer pouco mas ajuda MUITO. Para mim todos os minutos contam quando estou cheia de sono.

        As marmitas do almoço são logo preparadas assim que terminamos o jantar. O meu marido também leva marmita e deixamos as duas prontas, no frigorífico para que seja só colocar no saco para levar. Até os talheres já tenho prontos para levar, comprei uns que ficam num estojo e nunca se desarrumam dentro do saco.

 

  • Não comeces o dia a olhar para o telemóvel

        A tentação é IMENSA. Nem imaginas o que luto com isto. Se não tiveres filhos como eu, até lhe serve de relaxamento de manhã enquanto toma o pequeno-almoço. Se tiveres filhos, se calhar deves estar mais preocupada que eles comam, se vistam, se despachem para poderem sair. Por isso, não tens tempo para telemóveis. Mas na verdade, começar o dia a olhar para o telemóvel pode ser altamente disruptivo. Olhar para as horas, os alertas de emails, os alertas do Instagram (quem pôs uma foto nova, quem pôs um like na nossa foto), os alertas do Facebook.

Existem estudos que dizem que no momento em que pegamos no telemóvel e entramos numa rede social, ficamos em média 20 minutos. Numa rotina de manhã, não podemos muitas vezes darmo-nos a esse luxo. E se de facto, tiveres esse tempo, aproveita para estar contigo mesmo, pensares em como gostavas que fosse o teu dia, e quais as prioridades. Se tiveres filhos, aproveita esse tempo para terem uma manhã com tarefas, mas a uma velocidade mais lenta. O humor deles agradece e o teu também. 

 

  1. Antes de saíres, deixa alguma coisa a descongelar para o jantar

        Não têm conta os dias em que sai de casa e me esqueci de tirar algo para o jantar.

Ainda hoje, de vez em quando me acontece, mas é muito menos frequente. Chegava a casa, quase em cima da hora de jantar, a stressar porque não sabia o que fazer em 10 minutos, sem ideias porque estava exausta. O que acontecia na maioria das vezes? Churrasqueira do bairro, comprar um frango assado, umas febras ou um peixe grelhado. Era matemático. Para além de ficar muito mais caro, acho que a comida caseira tem outro sabor e é bem mais saudável. 

Continuo a comer frango assado, mas porque me apetece e acabo por programar muitas vezes para a sexta-feira à noite, porque é o dia em que me sinto mais cansada da semana de trabalho. Planear refeições e deixar as coisas orientadas é menos stress ao final do dia. E tudo o que seja para facilitar é bem-vindo. O tempo e a saúde agradecem.

 

  • Escreve num papel ou no bloco de notas do telemóvel as 3 tarefas mais importantes que precisas de fazer no dia seguinte.

        Não são, as coisas que gostarias de fazer, ou as que achas que consegues fazer. São aquelas que são OBRIGATÓRIAS fazer. As que são prioritárias. Se achares que vais ter um dia cheio do trabalho, escolhe apenas uma ou duas. O que interessa, é refletires na noite anterior, qual será o objetivo do dia seguinte. Faz este exercício e acredita que o teu dia vai ser diferente, porque estás mais focada e mais atenta ao que precisas. E não apenas aquilo que o dia te vai conduzindo ou os outros te vão dizendo. 

As 5 melhores dicas de organização pessoal

As 5 melhores dicas de organização pessoal

 

Espero que estas dicas práticas e simples te ajudem na tua organização pessoal. Quais são as outras dicas que tens para melhorar o teu dia? Comenta porque quero muito aprender quais são as vossas estratégias para terem um dia SEM STRESS.