Métodos de limpeza da casa

Se sempre acreditaste, como eu, que sábado à tarde era dia de limpar a casa, continue a ler este artigo. Sempre foi assim na minha família. Por isso, nunca tinha refletido antes, que podia haver uma outra forma de organizar as limpezas domésticas a não ser esta. Até que percebi que não é obrigatório haver "um dia certo" para limpar tudo.

Existem vários métodos de limpeza, porque como sabes, a vida não é igual para toda a gente. Eu trabalhei por turnos durante 10 anos. Mas nessa altura tinha empregada doméstica e como tal, não me entusiasmava muito por saber mais sobre o assunto. Mas claro que compreendia que quem trabalhava por turnos, não podia ter o sábado à tarde para limpar, até porque podia estar a trabalhar nesse dia. As limpezas são feitas quando dá, habitualmente, no dia de folga. 

Mas para quem tem um horário das 9h00 às 17h00, os fins de semana parecem ser a altura ideal. Mas na verdade, vamos pensar: trabalhamos 7 dias da semana e temos dois dias para descansar. Limpar não é descansar. Por isso, um dia do fim de semana fica logo automaticamente "reservado" para limpezas, compras e tratar da roupa. A sério?? Sinto-me como a minha mãe, que diz que os fins de semana são piores que um dia de trabalho. 

Por isso estou aqui para te dizer que não é obrigatório haver "um dia ou uma tarde para limpar". Pode-se limpar um pouco de cada vez, todos os dias, tirando o fim de semana de folga. 

Cá em casa, o método de limpeza é o mais clássico.

  1. Limpezas durante um período do sábado (eu e o meu marido conseguimos limpar a casa em 1 hora ou 2 horas, porque a casa também é pequena)

  2. As compras são feitas online e são entregues na sexta feira à tarde

  3. A roupa é lavada e estendida no sábado e no domingo, e entregue na engomadaria à segunda ou terça. 

Simples. Porque também não sou eu sozinha a fazer. Somos dois, e delegamos a passagem da roupa a ferro. E porque todos os dias, tentamos manter a casa o mais arrumada possível para não termos tanto trabalho ao fim de semana.

Nem todas as pessoas conseguem este método. Se trabalharem por turnos, se tiverem crianças pequenas, se trabalharem ao fim de semana, entre outras situações, talvez não seja um método ideal. 

 

Métodos de limpeza da casa

Métodos de limpeza da casa

Por isso, mostro-vos aqui uma outra forma de fazer. 

O site da Clean Mama é um dos que mais gosto e aconselho a visitar. A ideia por trás do Clean Mama é muito interessante, limpar não tem de ser tudo ou nada. A limpeza pode ser um bocadinho, todos os dias. E tem outra questão importante, é totalmente defensora de produtos biológicos de limpeza, tendo inclusivamente um livro sobre isso. Por isso, é muito sustentável. 

A mim parece-me ser um método muito equilibrado e que pode ajudar muitas pessoas.

Ora vejamos, tarefas diárias em casa: 

  • fazer as camas

  • verificar o chão (objetos ou manchas no chão da casa)

  • limpar as bancadas

  • destralhar

  • tratar da roupa

Depois semanalmente tem o seguinte esquema: 

Imagem retirada do site Clean Mama

Imagem retirada do site Clean Mama

Ou seja, todos dias dedica-se a uma tarefa. Sinceramente aspirar o chão num dia e lavar o chão no outro não me parece interessante mas a autora diz que, pessoas que tenham uma casa de dois andares, podem num dia aspirar e lavar o chão de um andar, e no outro dia, aspirar e lavar o chão do outro andar. Num apartamento, seria por exemplo, metade da casa, aspirar e lavar à quarta e na quinta a outra metade. É uma opção, porque o método pretende também ser flexível.

Aqui a grande novidade é que o fim de semana está completamente livre, excepto ao sábado com mudanças de toalhas e lençóis que é muito simples. 

Ela tem também listas de tarefas quinzenais, mensais e sazonais, tais como limpar o frigorífico, limpar o forno, lavar as janelas de casa, etc. Podem ver todo o método muito resumido aqui

Recomendo muito que te inscrevas no site porque ela tem imensas listas de tarefas de limpeza, dicas para limpar melhor a casa, planeamento de refeições, agendas domésticas, totalmente gratuitas e que eu própria já imprimi algumas. Para além de serem muito práticas, são muito giras e dão vontade de começar a limpar tudo (estou a brincar claro).

Se tiveres interesse em experimentar este método, deixa os teus comentários aqui ou na nossa página do Instagram. Queria muito saber se ajudou de alguma forma conheceres melhor este método novo de organização da casa.