As 3 melhores apps para organizares o teu dia

Eu sou completamente a favor do uso de agenda e de papel, até porque consigo interiorizar melhor as minhas ideias quando as escrevo. É assim que preciso de fazer quando estou a estudar, de forma a interiorizar melhor a matéria das aulas. No meu planeamento pessoal não é diferente.

Não podemos negar a facilidade de termos a vida organizada através de uma aplicação, que podemos consultar em segundos através do telemóvel. Acho que, apesar dos crescentes problemas que a sociedade enfrenta em desconectar-se eficazmente do mundo digital, temos de abraçar a ideia de que a era digital também nos ajuda muito! Senão, não seria possível partilhar contigo estas informações.

As aplicações que mais utilizo são GRATUITAS e super simples de utilizar. Uma delas tem uma versão paga mas que, para o uso que faço, não compensa.

Google Calendar

Fonte: http://www.globalmediait-ar.com/tag/app/page/7/

Fonte: http://www.globalmediait-ar.com/tag/app/page/7/

Acho que é mais conhecida. Podem descarregar a aplicação gratuita da Google para o telemóvel. Eu coloco aqui o meu horário de trabalho, consultas, reuniões, almoços de família, jantares, etc. Tudo é colocado por lá. Aliás, tenho o meu Calendar associado ao do meu marido, portanto, temos sempre acesso à agenda um do outro. Para nós, dá-nos jeito porque, eu não tenho sempre o mesmo horário e assim ele sabe quando saio, se tenho alguma consulta marcada ou alguma reunião. Importante para que ele faça o jantar, certo?

O Calendar permite uma coisa muito interessante que se chama organizar os dias por blocos de tempo. Eu sei que é uma estratégia muito utilizada por empreendedores ou freelancers mas, para quem tem o original horário de trabalhar das 9h00 às 17h00, pode ser vantajoso ter esta organização.

Os blocos de tempos servem para definirmos na nossa agenda, períodos de tempo que à partida, não seriam para colocar numa agenda “normal” tais como:

  • tempo para a família

  • tempo para mim (ler um livro, fazer a manicure)

  • almoço com as amigas

  • colocar o tempo da viagem do trabalho para casa e vice versa.

Eu considero muito IMPORTANTE agendar períodos para mim. O meu tempo de auto-cuidado deve ser tão prioritário como ir trabalhar. Todas sabemos que, como o tempo não estica, e nas alturas em que nos sentimos mais exacerbadas com os horários, aquilo que fica sempre para trás somos NÓS! Eu, pessoalmente, vivo a lutar contra isso porque, o auto cuidado é fundamental para nos mantermos bem, saudáveis e com energia. Sem isso, também não vamos ser boas profissionais, boas amigas, boas esposas, etc. Por isso, temos de “bloquear” tempo para nós.

Se por outro lado, queres um controlo do tempo ao minuto, isto pode ajudar muito a compreenderes como é que o tempo foge e nem dás por isso. Enquanto estás no trânsito, não podes ler um livro ou arrumar a loiça da máquina. Por isso, é um tempo que não podes contar com ele a não ser para ouvir um podcast ou um audiobook (que é o que faço).

Quando pensares no teu dia, não vale a pena pensares: saio às 17h00 e vou ao supermercado às 17h30, vou buscar o miúdo às 18h00, chego a casa as 18h30, ainda tenho um bocadinho para brincar com ele e/ou relaxar um bocadinho.

Já sabes o que vai acontecer na realidade: sais às 17h30 porque alguma coisa atrasou, sais e apanhas 30-40 minutos de trânsito. Já só chegas à escola por volta das 18h20, mesmo em cima do horário da escola, pensas que já não dá para ir ao supermercado e vais directa para casa, chegas às 19h00 e está na hora de tratar de jantar.

Isto acontecia-me vezes e vezes sem conta. E ainda acontece, porque o trânsito é imprevisível e quando me apercebo, estive 1 hora no trânsito e claro que tudo o resto que estava planeado fica para trás. Menos o filho, claro :)

No Calendar podes planear TUDO o que te lembrares, mesmo até estas transições no teu dia. Porque também elas ocupam tempo. Visualmente, com a possibilidade de distinguires as diferentes atividades através de um código de cores, facilita muito a consulta rápida. Teres uma cor para horário de trabalho, outra cor para limpeza da casa, outra para almoços/jantares família/amigos, é um opção que ajuda muito.

Calendars 5

Quando falei que conseguia sincronizar o meu Calendar com o do meu marido, consigo fazê-lo através esta aplicação, o Calendars 5, da Readdle. Ainda disponível apenas para a Apple (não consegui encontrar o link para android mas se já existir, comentem que atualizo esta minha informação).

É só descarregar a aplicação e sincronizar as duas contas do Google e já está. Fica com o aspecto que mostra a imagem em baixo. Conseguimos ver as nossas tarefas todas e torna-se bem mais simples de organizar em casal. Para as pessoas que trabalham por turnos, é uma óptima opção também porque são sempre horários mais difíceis para o marido/esposa acompanhar. Imaginem quando são os dois a trabalhar por turnos.

Claro que podem utilizar a aplicação apenas por ser visualmente mais interessante para vocês, apenas necessitando de colocarem a vossa conta. É muito muito fácil de utilizar. Tem uma versão paga mas que não acrescenta muita coisa à utilização que faço.

Fonte: https://readdle.com/blog/announcing-calendars-5

Fonte: https://readdle.com/blog/announcing-calendars-5

Google Keep

O Google Keep é a mais recente aquisição no meu método pessoal de organização.

Fonte: https://itunes.apple.com/us/app/google-keep-notes-and-lists/id1029207872?mt=8

Fonte: https://itunes.apple.com/us/app/google-keep-notes-and-lists/id1029207872?mt=8

É uma aplicação de tarefas, semelhante ao Trello, apesar de não ser tão completa. Fica com este aspecto que vêm acima, e é uma forma de organizar listas ou checklists. Regista rapidamente as tuas ideias e podes partilhar com pessoas da família. Podes adicionar fotografias, listas ou então através da gravação de voz, basta falares e ele gera automaticamente uma nota.

O aspecto visual por cores ajuda muito esta aplicação que é simples e rápida de consultar. Por isso, prefiro usar o Keep do que o bloco de notas da Apple, por exemplo. No fundo, parece um sistema com post-its que têm no vosso telemóvel, com lembretes importantes.

Para a organização da casa é óptimo porque tenho:

  • listas de compras

  • listas de limpezas semanal e mensal

  • tarefas prioritárias do dia

  • artigos que quero escrever nessa semana aqui no Organiza-te

  • ideias várias que vou tento ao longo do dia e escrevo rapidamente aqui.

No entanto, podem consultar e alterar o Google Keep também no computador, assim como o Calendar.

Quando abrem o vosso Gmail no computador, no canto direito do écran, têm o símbolo do Calendar e do Keep, e podem consultar rapidamente um dos dois. São aplicações da Google e como tal, sincronizam com todas as aplicações que têm associadas à vossa conta Gmail, como exemplo: Google Docs, Google Drive, Tasks, etc.

keep.png

A tua organização não tem de ser complexa, pode ser simples e muito eficaz ao mesmo tempo. Se tiveres necessidade de ferramentas mais complexas de organização devido ao teu trabalho, claro que existem aplicações com mais recursos. O Notion é das mais recentes e tem sido um sucesso. Mas as aplicações mais simples tornam-se importantes numa primeira fase porque não desistimos delas tão rapidamente. Espero que gostem e que vos sejam úteis para a implementação do vosso método de organização pessoal.