A aplicação mais falada: Evernote

O tema desta semana no Organiza-te foi organização no mundo digital. E hoje falo sobre o Evernote, que é muito conhecida e que inclusive, já existem muitas aplicações que vieram tentar substitui-la e que também são boas alternativas. Mas o Evernote continua a ser a minha preferida para organizar as minhas notas e conteúdos.

https://evernote.com/intl/pt

https://evernote.com/intl/pt

Como os próprios criadores do Evernote afirmam, é a melhor forma de tirar e organizar notas. Podes organizar as tuas notas por blocos de notas e etiquetas (categorias). Ou seja, é como se fosse um dossier onde tens vários separadores de diferentes temas ou categorias, onde divides todos os teus textos, notas, documentos.

Vou dar-te uma ideia com os MEUS BLOCOS DE NOTAS:

  1. Casa

    1.1 Checklists de limpezas

    1.2 Destinos de férias

    1.3 Listas de prendas de Natal

    1.4 Listas com projetos de decoração: móveis ou objetos que são inspiração para a decoração

  2. Finanças

    2.1 Quadro semanal de orçamento

    2.2 Quadro mensal de orçamento

    2.3 Quadro anual de orçamento

  3. Organiza-te

    3.1 Os artigos do Organiza-te

    3.2 Pesquisa bibliográfica para os artigos

    3.3. Imagens para os artigos

  4. Curso

    4.1 Apontamentos das aulas

    4.2 Exercícios para os testes

  5. Um dia/talvez (ideias que vou tento, inspirações várias que não são urgentes)

Este é só um exemplo do que o site do Evernote permite para compreenderes melhor a utilização. No canto esquerdo tens os blocos, as etiquetas. Depois uma lista de todas as notas e de seguida abre a nota totalmente na zona direita do écran. Visualmente, é muito intuitivo.

https://help.evernote.com/hc/en-us/articles/209006027-What-s-new-in-Evernote-Web

https://help.evernote.com/hc/en-us/articles/209006027-What-s-new-in-Evernote-Web

Esta é a organização por blocos de notas. As etiquetas ou categorias não uso muito mas podem ser interessantes se quiserem agrupar algumas notas por uma categoria que vocês procurem muito, por exemplo trabalho, férias ou urgente. Não me ajuda muito pessoalmente, porque não tenho uma quantidade enorme de notas que precise de ter atalhos para chegar ao que preciso. Mas podem perfeitamente utilizar.

Acho que é uma aplicação fantástica para estudantes. Os apontamentos para o meu curso ficam ótimos aqui, até porque tal como no Word, é possível sublinhar a amarelo as partes mais importantes, incorporar imagens nos textos e depois imprimir. Para mim é a maior vantagem desta aplicação. E para organizar os conteúdos do Organiza-te também, principalmente, a pesquisa bibliográfica.

Depois as DESVANTAGENS que vejo no Evernote:

  • Para guardar PDF ou documentos mais pesados não é uma boa aplicação, prefiro utilizar a Dropbox (o Google Drive também é opção)

  • Se quiserem ver os conteúdos offline, têm de ter a versão paga

  • Às vezes, escrever notas no Evernote pode demorar algum tempo porque é tudo feito online por vezes estou a escrever e ainda não aparece no écran, há ali um delay. Mas isso claro depende da vossa ligação à Internet e a rapidez com que escrevem.

Podem descarregar a aplicação para o telemóvel e consultar as vossas notas, listas através da aplicação. Não é uma vertente que use muito, porque a minha utilização é mais na criação de conteúdos, apontamentos e impressão das listas de limpezas e organização. Por isso, no PC isto faz-se mais facilmente. Mas claro que tudo depende das vossas finalidades para o uso do Evernote.

O Evernote também fornece templates pré-definidos para que podem ser úteis. Alguns até são boas ideias de organização e podem consultá-los aqui. Têm desde rastreador de hábitos, notas de reunião, templates de orçamentos familiares. Muitas ideias que podem aproveitar e apenas preencher.

Deixo-vos mais uma sugestão de organização no mundo digital. Espero que vos seja útil. Se já usam ou tem alguma dúvida, deixem comentários aqui no blogue ou passam pela nossa página do Instagram e comentem.