5 dicas para uma casa organizada todos os dias

Uma coisa muito importante na organização da casa, é fazer um pouco todos os dias. Mesmo que optes por um sistema de limpeza semanal e não diário. 

 Se mantivermos a casa arrumada e sem tralha, teremos uma casa mais simples de manter organizada.

 Mas a principal dica de todas: NÃO SE ORGANIZA TRALHA, DESTRALHA-SE.

Não implica sempre deitar para o lixo, podes dar a alguém, doar a alguma instituição ou até colocar na arrecadação. Se não usares durante um ano, é porque não te faz mesmo falta. Após minimizares a tralha em casa, começa então a arrumar todos os dias um bocadinho. Se quiseres dicas sobre como destralhar, deixa nos comentários as tuas ideias e sugestões e podemos fazer uma semana aqui no Organiza-te sobre como lidar com os objetos da nossa casa.

5 dicas para uma casa organizada todos os dias

5 dicas para uma casa organizada todos os dias

 Aqui ficam 5 dicas para manteres a casa mais arrumada todos os dias:

  1. Tem uma caixa, prateleira, separador na entrada de casa para colocares todo o correio, talões de compras, papeis diversos que trazes da rua. Esta caixa de entrada deve ser esvaziada (separar, ficar o que é preciso, e deitar fora o restante) uma vez por mês. A melhor dica é um aviso de publicidade não! na caixa do correio para reduzir a quantidade de folhetos e panfletos que colocam lá dentro. Dá muito menos trabalho deitar fora e o ambiente agradece. É uma boa forma de ser sustentável. 

  2. Tira 10 minutos para passar em todas as divisões e arrumar o que esteja fora do sítio (pessoas que têm filhos, não fiquem 30 minutos só com os brinquedos, o quarto das crianças tem mais desculpa e em desespero de causa, tenham formas de organização como gavetas ou baús de grandes dimensões para colocarem lá dentro os brinquedos espalhados).

  3. Não deixar loiça suja dentro do lava loiça quando sais de casa, coloca na máquina de lavar loiça - Isto implica que ainda antes de te deitares, deves tirar a loiça lavada da máquina, para teres espaço de manhã para pôr a loiça suja do pequeno-almoço. Quando não consigo fazer isso, assim que chego a casa é a primeira tarefa que cumpro, sem exceção.

  4. Deita o lixo fora todos os dias. No Verão então, nunca esquecer.

  5. Deixa as bancadas da cozinha e o lavatório do WC limpos. Verifica se o lavatório tem restos de pastas de dentes, por exemplo. Não estou a falar de esfregar a bancada ou o lavatório mas sim, passar uma toalhita ou um microfibras. Há uma coisa que descobri ser muito eficaz que é guardar os produtos de limpeza no próprio wc. Às vezes, 2 minutos é o suficiente para ajudar muito no final da semana.

Espero que estas dicas sejam úteis. Estou a repetir-me mas, pequenas mudanças no dia-a-dia, são mais "executáveis" a pessoas ocupadas, e podem fazer uma diferença grande. Espero que estas 5 dicas super rápidas e simples, te ajudem a teres um fim de semana bem mais tranquilo. 

Casa, OrganizaçãoAna DiasComentário