Estamos a perder a capacidade de reflexão?

Distração :: Concentração :: Reflexão

Cada vez somos mais distraídos, temos mais dificuldade em concentrar-nos nas coisas e em ideias. Perdemos a capacidade de refletirmos sobre o nosso dia e a nossa vida. Parece que somos obrigados a ter a resposta na “ponta da língua”. Apressamo-nos a dar respostas quando temos dificuldade em fazermos perguntas. Aquelas perguntas profundas que devíamos fazer a nós próprios.

 Tenho visto isto acontecer comigo todos os dias. Porque vivo num contexto que é assim, e por isso, é mais fácil ir na maré em vez de ir contracorrente.

São várias as mudanças de comportamento que me apercebo:

  • Maior dificuldade em dormir

  •  Maior dificuldade em ler durante mais tempo e com mais atenção

  • Não conseguir ver um filme sem olhar para o telemóvel pelo menos uma vez

  • Sentir-me verdadeiramente presente quando converso com alguém, parece que queremos despachar os assuntos para seguir a nossa vida.

Sentem isto no vosso dia-a-dia?

Estamos a perder a capacidade de reflexão?

Estamos a perder a capacidade de reflexão?

Eu creio que os estímulos diários são imensos, do telefone, do email, do chefe. Parece que a nossa disponibilidade deve ser total e infinita. A caixa de e mails tem de estar a zeros. A infindável lista de tarefas tem de estar cumprida. Gerir o tempo é mais do que fazer uma cruz em todas as tarefas. É fazer as mais prioritárias, sem tirar do seu tempo de descanso para as cumprir.

E por isso, chegamos a casa todos os dias e é tão difícil desligar.

Até porque acho que o telemóvel é entretenimento e companhia, hoje até mais que a televisão.

Mas a verdade, é que falar com alguém é diferente de escutar alguém. E isto não se deve perder.

Somos seres pensantes e não devemos parar de refletir. Até porque, se não refletimos nas soluções apenas ficam os problemas.

E os problemas são uma consequência da vida. Eles vão existir sempre. A nossa capacidade de dar a volta e sermos criativos na resposta, é o nosso verdadeiro trabalho.

Fica a inspiração para hoje. Espero que gostem.